Nossa biblioteca é um centro de recursos educativos, integrada ao processo de ensino - aprendizagem com o objetivo de desenvolver e fomentar a leitura e a informação.
Possui um acervo variado com riqueza de livros didáticos, literatura e obras de referência como: enciclopédias, dicionários, almanaques, atlas, revistas e jornais, mapoteca, videoteca, cdteca, hemeroteca, gibiteca e outros materiais especiais.
Estamos constantemente fazendo novas aquisições a fim de que as informações estejam sempre atualizadas e enriquecidas.
A Biblioteca está preparada para interagir com a Equipe Docente no desenvolvimento de atividades pedagógicas, facilita, integra e dinamiza o processo de Ensino e Aprendizagem, formando cidadãos reflexivos, orientando alunos e professores à Pesquisa Escolar e desenvolvendo o prazer pela leitura.
A Bibliotecas Novos Tempos está com seu acervo informatizado e dividido respectivamente em:
-
Obras de Referência ( enciclopédias, dicionários, atlas, almanaques).
-
Gibiteca
-
Biblioteca do Professor
-
Literatura infanto-juvenil.
-
Literatura infantil
-
Cdteca
-
Videoteca.
-
Periódicos ( jornais, revistas).
OFERECEMOS OS SEGUINTES SERVIÇOS:
-
Empréstimos, devoluções, renovações e reservas automatizados
-
Referência (orientação individual ao usuário).
-
Catálogo automatizado
-
Acesso gratuito a Internet.
-
Hora do Conto
-
Apoio à Pesquisa.
-
Consulta local.
Para assegurar uma boa organização e bom atendimento nos serviços prestados pela biblioteca, estamos retomando algumas informações importantes que fazem parte da rotina de nosso trabalho:
-
O espaço da biblioteca destina-se, sobretudo, ao estudo, à pesquisa e à leitura, e não a outras atividades como: ensaio de teatro, jogos e confecção de cartazes. Portando não será permitido o uso de tesoura, cola, tinta e estilete.
-
Ao entrar, o usuário deverá deixar objetos, tais como: som, celulares, mochilas e similares, nos escaninhos da Biblioteca, sendo de inteira responsabilidade do aluno a guarda deste material. E ao sair, por qualquer motivo, deverá retirá-lo.
-
Desenvolvemos o projeto " Hora do Conto" como parte de um programa de incentivo à leitura para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
-
Em nossa videoteca o usuário poderá locar fitas. O aluno pagará pelo aluguel a taxa de R$ 1,00 por fita locada por um período de 2 (dois) dias e se responsabilizará em caso de perdas e danos, repondo o mesmo material à biblioteca.
-
Para o atendimento de pesquisas escolares, pedimos ao usuário que marque um horário com a Bibliotecária e traga de casa uma autorização assinada.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 07:00h às 18:00h
Regulamento do serviço de empréstimos de livros:
-
Têm direito a empréstimo domiciliar de livros todos os usuários cadastrados como leitores; a saber: alunos, professores, pais e funcionários do IENT.
-
Poderão ser emprestados para cada leitor dois livros simultaneamente (literatura e pesquisa).
-
O prazo de empréstimo é de sete dias consecutivos, podendo ser renovado, caso a obra não esteja reservada por outro leitor.
-
A renovação de empréstimos só será feita mediante apresentação dos livros.
-
Em caso de atraso nas devoluções, o leitor perderá o direito a novos empréstimos, num período igual ao do atraso, a contar da data de devolução.
-
E em atraso de livros que estão reservados, o período de suspensão mencionado acima será dobrado.
-
O leitor é diretamente responsável pelas obras que retirar da biblioteca. Em caso de perdas e danos, deverá restituir outro exemplar da mesma obra. E, se tratar de obra esgotada, a biblioteca indicará outro título de igual valor para substituição.
-
Não serão emprestadas obras de referência e revistas, podendo apenas serem consultadas no recinto da biblioteca. Será permitido o empréstimo dessas obras para reprografia.
-
Não é permitido lanchar no recinto da biblioteca.
-
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação pedagógica e/ ou direção.
O QUE A BIBLIOTECA ESPERA DE VOCÊ:
Em primeiro lugar, que a use. Que respeite seu regulamento e seu acervo. Que ofereça sugestões para melhorar os serviços ou para corrigir as falhas existentes.
Pensamentos:
"Mas não basta a existência de uma biblioteca por muito bem que ela esteja organizada e apetrechada, para criar junto das populações gosto pela leitura.
Ela deverá afirmar-se perante todos os elementos da comunidade com um serviço cuja utilização, para além de fácil e agradável, surja como uma necessidade.
Por outras palavras, a biblioteca só estará a cumprir bem suas funções, se a sua freqüência se tornar tão banal como a ida a mercearia ou ao café."
(Joaquim Portilheiro)