MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Dança incluída como atividade da Educação Fìsica

16/03/2016

Em 2016, uma ritmada novidade foi incluída nas aulas de Educação Física, as danças. Inicialmente a dança está sendo aplicada nas atividades do Ensino Médio, com a proposta de trabalhar a expressão corporal e promoção de mais qualidade de vida por meio do exercício rítmico. A professora de Educação Física, Vivian, é a responsável pelas aulas. A professora tem passado um trabalho de improvisação e iniciação em técnicas de coreografia.

Desta maneira, as aulas quebram o pensamento da fórmula já criada, onde uma coreografia é apresentada e a turma tem que aprender de todo o jeito. Na metodologia, que está sendo ministrada no colégio, propõe que as alunas criem as próprias coreografias, dentro das características de cada grupo e estudantes. Assim, também, pode ser observado o nível em que cada aluno se encontra.

 

Quando se fala em dança, lembramos rapidamente, que ela é um dos elementos dentro da história, cultura, arte e saúde de uma comunidade e sociedade. A dança é um importante elemento nessa estrutura social dos diversos povos do mundo. Tanto é, que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), referência básica para a elaboração das matrizes de referência, foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias, trouxe a dança como um elemento a ser inserido nas atividades estudantis.

Todo esse aprendizado deve fazer parte do planejamento da Educação Física, como preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - assim como os esportes, as lutas e a ginástica. Os PCN's traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

Além de tudo a dança, atua bem como agente de saúde, podendo auxiliar no tratamento de doenças, assim, pode ser considerada um remédio que melhora a saúde física e mental das pessoas. Sem contar outros inúmeros benefícios. Portanto, fica o convite: Vamos dançar?

 


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web