MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Educação Física: atividades lúdicas ensinam brincando

21/02/2018

Respira e expira! Respira e expira! Quantas vezes já não ouvimos essa expressão? No consultório médico ou nos exercícios físicos, garanto, que a maioria das pessoas já se deparou com elas. Os alunos do 2º período manhã da Educação Física, tiveram essa experiência na aula de Educação Física, mas não na prática de esportes. De uma forma diferente a professora Vivian Pereira trabalhou com os pequenos e pequenas como funciona e a importância da respiração para os seres vivos. No entanto, a atividade aplicada foi de maneira totalmente lúdica. E convenhamos, não tem nada melhor do que aprender brincando.

Para mostra como o sistema respiratório acontece, foi utilizado um recipiente com água e dois canudinhos, cada um em posições diferentes. Onde os estudantes sopravam em um canudo e água saia pelo outro. Os alunos acharam muito legal a atividade.

Outra iniciativa aplicada na aula foi o Soprobol. Essa atividade foi muito engraçada e divertida, pois, deitados os alunos formaram um círculo para assoprar uma bolinha de de plástico. Quem deixasse a bolinha tocar nele com o sopro do outro participante deixava a brincadeira. Foi muito divertida a brincadeira.

 

Jogos Cooperativos

Já a turma do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais participaram de uma atividade muito interessante, os Jogos Cooperativos. O objetivo do jogo é aprender a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado.

 

Segundo a professora Vivian Pereira essa atividade serva para explorar a cooperatividade e o trabalho em equipe. “Essa atividade reforça a ideia de confiança no outro, afinal, as pessoas geralmente participam individualmente de muitas atividades, mas as atividades e até mesmo os esportes coletivos nos ensina a compartilhar e dividir as responsabilidades, vitórias e derrotas. Desta maneira os jogos cooperativos resultam na vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são, pois um coopera com o outro”, disse Vivian.

Clique aqui e veja mais fotos


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web