MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Equipe recebe troféu de primeiro lugar do 2º Prêmio Una do Conhecimento

03/12/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eles venceram todos os concorrentes. O professor de Matemática, André Silva e os estudantes do Ensino Médio: Bruno Pimenta, Deborah Maria, Isabela Cristina, Izabela Cristina Cardoso e Thaís de Paula Silva, foram os ganhadores do 2º Prêmio de Incentivo ao Conhecimento, da 6ª ExpoUna do Conhecimento. O projeto vencedor realizado pela equipe foi o projeto- “Treliça: A Força dos Triângulos”. 

O grupo recebeu a premiação de primeiro lugar na noite do dia 3 de dezembro. Em comemoração o grupo fez um selfie muito bacana, logo após receber os prêmios. O Instituto Novos Tempos recebeu um troféu de escola vencedora do evento, que é promovido pelo Centro Universitário Una. No solenidade os coordenadores do Ensino Médio Camila Maia e Mauricio Mascarenhas representaram o instituto.

Apresentação

Os estudantes do Novos Tempos fizeram a apresentação na feira, abordando o tema de como deve ser feita a construção de uma estrutura em base treliçada, como pontes, sustentação de telhados e outros afins. No decorrer da exposição demonstraram ao público em prática utilizando um modelo de ponte  construído por eles com palitos de picolé e e pesos para demonstrar a força da estrutura. No dia da premiação a equipe teve que apresentar o mesmo projeto ao reitor da UNA.

Para a estudante Isabela Crisitna Carneiro, uma das integrantes da equipe, e que no ano passado tinha participado da ExpoUna, porém, em outra equipe e apenas como convidados, se mostrou bastante feliz com a conquista da equipe neste ano. "Nosso foi muito legal vencer o prêmio. Foi uma experiência única, diferente, interessante e produtiva. Até porque toda a equipe se dedicou e estudou bastante para as apresentações e parece que deu certo", disse Isabela.

A aluna ainda aproveita para fazer alguns agradecimento sem tentar esquecer ninguem. "Quero agradecer a todos os companheiros da equipe, ao professor André que nos incentivou sempre e deu muito apoio nas orientações, as nossas famílias que também nos apoiaram e ao Novos Tempos que confiou no projeto e deu total condições para o desenvolvimento do trabalho", finalizou.

Já o professor de matemática André Silva analisa que a premiação é uma consequencia positiva do trabalho pedagogico que já vem sendo aplicado desde 2012, quando as atividades com as Treliças começaram a ser inseridas nas ações escolares.

Ele coloca que realmente é uma vitória de todos que acreditaram no projeto. "Os alunos conseguiram o primeiro lugar do Prêmio UNA, isso é mérito deles, sem dúvida, mas todos envolvidos com a ideia desde o inicio teve uma importância no desenrolar do projeto. E o que foi de certa forma reconhecido de maneira positiva agora com a premiação", disse André.

Proposta

Segundo o professor, o objetivo do projeto “Treliça: A força dos triângulos”, desde o começou foi apresentar de maneira lúdica, mas didática, a percepção e inserção da matemática e da física nas estruturas treliçadas. Onde os alunos montam pontes de palitos de picolé, utilizando a geometria plana dos triângulos e polígonos regulares. E de uma maneira prática e tátil aprendem matemática e física, sem aprofundar massivamente nos cálculos. 

Além da proposta pedagógica, o projeto iniciou um outro papel importante o de aproximar pais e filhos. "Muitos pais, tios ou parentes dos alunos são engenheiros e arquitetos, e os relatos que tivemos é que a interação deles com os alunos foi muito aproveitosa quando perceberam que os alunos estavam fazem construções treliçadas. Isso é muito bacana de conseguir", explicou André.#expouna #tonauna #novostempossempre


Saiba como está história começou:

 http://zip.net/bmqqMN
 http://zip.net/byqhw9

 

 — em Centro Universitário Una.


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web