MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Estudantes participam do Parlamento Jovem

26/08/2014

FOTO: Leandro Perché/CMC

Os alunos do Novos Tempos ajudaram a escolher os 19 projetos

 

Os alunos do Ensino Médio envolvidos no projeto Parlamento Jovem (PJ), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, participaram na Câmara Municipal de Contagem da plenáriamunicipal final da edição 2014 do Parlamento Jovem- Polo BH. Onde foram escolhidas as proposta para serem avaliadas na próxima etapa Regional do programa. O encontro foi realizado no último dia 20.

 

A atividade teve inicio com a coordenadora da Escola do Legislativo de Contagem, Eliene Cunha, agradecendo a presença dos alunos e coordenadores das escolas que participam do projeto neste ano, o Instituto Educacional Novos Tempos e a E.E. José da Silva Couto. No encontro foram votados os 49 projetos desenvolvidos e elaboradores pelo participantes do PJ, que selecionaram 19 propostas que representarão Contagem na próxima fase.

 Propostas

O tema proposto este ano para os participantes de PJ foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Os estudantes envolvidos no projeto, desde abril, participam junto a Escola do Legislativo de Contagem e com auxilio de monitores extensionistas, nas duas escolas envolvidas. Durante o processo de elaboração, os estudantes puderam fazer propostas ou ações relativas a temática.

 

O encontro realizado na Câmara, foi o último da etapa municipal, quando das propostas feitas pelos estudantes, que foram debatidas, 19 serão representantes da cidade na próxima Etapa Regional, preivsta para acontecer no próximo dia 15 setembro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Quando estarão envolvidas as três cidades do Polo BH – Contagem, Belo Horizonte e Betim.

 

Para o representante da Coordenação do Instituto Educacional Novos Tempos, Maurício Mascarenhas, os alunos participantes do Parlamento Jovem mostraram grande empolgação com o projeto, o que foi confirmado pelo estudante Gustavo Yuri Agripino, para quem a dinâmica do trabalho foi estimulante. “Foi muito legal. Achei que ia chegar e ficar aqui sentado, ouvindo, mas tivemos todos a oportunidade de interagir e trocar ideias. Descobri que os políticos têm um trabalho difícil”, concluiu.

 

Segundo Alessandro Silva, extensionista da Câmara de Belo Horizonte, que acompanhou a plenária e que está envolvido no projeto há três anos, o Parlamento Jovem mostra a importância da participação da juventude nas discussões políticas. “A gente conversa sobre política entre nós, com a galera do skate ou com os colegas, mas conversar sobre política dentro de uma Câmara é diferente. Estamos aqui bem próximos dos nossos representantes”, analisou Alessandro.

 

O último passo do Parlamento Jovem será de 29 de outubro a 1º de novembro, quando todas as 22 cidades do estado que participam do Parlamento Jovem vão realizar uma plenária para eleger, em caráter definitivo, uma única proposta, que será levada para a Assembleia Legislativa de Minas, e que poderá dar origem a uma ação ou até mesmo um projeto de lei estadual.

Projeto

 

O Parlamento Jovem é realizado desde 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC, o Parlamento Jovem é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior de municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de participação no Parlamento e um maior entendimento sobre o papel do Legislativo em níveis municipal, estadual e federal.

Visita pelo tema

No último dia 14, antes da reunião na Câmara Municipal, os alunos dos Novos Tempos fizeram uma visita ao Lar Maria Clara, já dentro da elaboração de propostas para o tema do PJ. Na oportunidade, os estudantes puderam vivenciar e diagnosticar o trabalho no dia-a-dia realizado pelos profissionais e como os assistidos do residencial são tratados e a convivência entre eles. Viram que o residencial tem uma importância muito grande  na sociedade, vista que há uma projeção de aumento de 23 milhões para 35 milhões de idosos, nos próximos 15 anos.

Veja mais

DECOM


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web