MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Extra! Extra! Mais uma edição do Jornal de Noticias

14/09/2016

'O Brasil está passando por grande crise economica'. 'Dilma vai ao senado para julgamento do impechmant'. “'Pessoas precisam economizar'. 'Usai Bolt é o homem mais rápido das Olímpiadas'. Essas e outras manchetes você já deve está cansado de ouvir ou ler. No entanto, as que abro esse texto, garanto que vocês irão se surpreender, foram feitas pelos alunos do 3º ano G, do Ensino Fundamental. A produção de notícias na sala de aula/redação continua a todo vapor.

Desta vez os estudantes do 3ºG viraram os repórteres, coordenados pela editora/professora Flávia Diniz, na apresentação do que mais acontece ou aconteceu de importante em Contagem, Minas, Brasil e no Mundo.E para quem acha que criança não está 'ligada' no fatos do dia a dia, pode se surpreender ao ler as notícias feitas pelos alunos do 3º anos, no projeto Jornal da Notícias.

Os assuntos continuaram sendo os mais diversificados possível, e o mais legal seguindo as editorias ou caderno (cada sessão temática do jornal, como Esportes, Educação Política, Metereologia, Economia, Saúde e até Classificados.

Os textos apresentam o olhar das crianças sobre os fatos rais que tanto rodeia o mundo adulto. “” Por causa da economia ruim o desemprego aumentou em grandes proporções, muitas famílias estão desempregadas para arranjar outro emprego, pois precisam sustentar suas famílias”, segue um dos textos do jornalzinho pedagógico. Já outros surpreende pelo assunto e forma de abordagem: “Solidariedade: Dentro do Estatuto do Idoso tem leis e direitos do idoso. O idoso nessa parte da vida é sensível. Não desrespeite a lei do Idoso. Lei nº 10714/2004”.

Comprecisão de informação dos textos, o que mais surpreende muito e a coesão e clareza sobre o que os alunos escreveram nas páginas do jornalzinho. O que nos faz repensar nossa maneira de ver o mundo, assim, podemos refletir sobre a fala do pintor Picasso, que certa vez disse que só aprendeu a pintar quando pintou como as crianças.

Então, fica a dica para quem gosta de escrever, talvez só aprenderemos a escrever melhor ou de forma mais objetiva, clara e direta, se voltarmos a escrever como crianças.

 Jornal O Tempo

Empolgados pela produção do jornal dentro de sala de aula, os alunos receberam uma oportunidade de ouro para enriquecer o exercício feito na escola, eles conheceram, no mês de setembro como funciona um jornal de verdade. Em duas visitas os alunos dos 3º anos estiveram na sede da Sempre Editora, mais conhecida como o prédio do jornal O Tempo, na Cidade Industrial. 

Na oportunidade os estudantes conheceram a história dos cincos jornais produzidos pela editora: O Tempo, Super Notícias, Pampulha, O Tempo Contagem e o O Tempo Betim. Todo o processo de produção de uma notícia e dos exemplares jornalísticos. Além das redações, salas de revisão de texto, rádio escuta, fotografia e os estúdios da TV O Tempo (on line). Os alunos também percorreram o pátio gráfica da empresa, onde puderam ver as enormes gráficas onde os jornais são impressos, essas máquinas são conhecidas como 'Rotativas' e muito mais.

Clique para ver mais fotos.


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web