MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

LIV: produzindo habilidades emocionais em grupo

06/03/2018

 

A professora conta a histórias de Fernanda, mascote do LIV.

- Fernanda foi morar com a tia. E nem acabou a frase, um estudante levanta o dedo pedindo para falar.

Permissão concedida: - Professora, isso aconteceu comigo. Instantes de silêncio.

Esse é o tipo de ocorrência nas aulas do Laboratório de Inteligência de Vida – LIV, onde as experiências e sentimentos produzidos pela vida, podem, influenciar diretamente no aprendizado dos estudantes. As aulas do LIV são realizadas e já vem apresentando resultados interessantes dentro da proposta do programa, que é justamente atingir as habilidades emocionais. O projeto, nesse primeiro momento, é aplicado aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2°, 3°, 4° e 5º anos).


Atividades

As intervenções com as turmas de 2º e 3º anos são desenvolvidas com a participação de dois mascotes: a Fernanda e o Geraldo (bichinhos de pelúcia) que tem suas histórias apresentadas em livros. No entanto, as situações em que os personagens se envolvem na narrativa, são construídas em cima de fatos do cotidiano da vida real, permitindo as crianças se identificarem com os relatos e expressarem suas emoções e experiências.

A atividade com Geraldo e Fernanda são executadas em círculos, geralmente, com os alunos dos 2º e 3º anos, onde a professora conta as historinhas, mas em determinado momento provoca a interação dos alunos com a narração. Outra prática na utilização dos personagens é a cada final de semana um aluno tem que levar o amiguinho do LIV para casa e realizar os exercícios determinados. Quem leva o Geraldo para passar o fim de semana com ele, deve fazer uma entrevista com um membro da família, onde as perguntas e respostas seguem na área emocional.

Já os estudantes que tem a Fernanda como companhia para o final de semana devem realizar um relatório das atividades da família e depois compartilha com a turma o que fez com a Fernanda e a família no sábado e domingo.

Os alunos dos 4º e 5º anos estão realizando atividades um pouco mais avançadas no sentido de trabalhar seis habilidades emocionais: proatividade, pensamento crítico, perseverança, criatividade, colaboração e comunicação. Essas ações possibilitam a criação do habito de agir de acordo com os desafios de cada situação proposta.

Nas atividades são feita a reflexão sobre temas e situações com dinâmica e projetos colaborativos. Além da leitura de livros que contam a história de crianças que mudaram a realidade delas.


LIV

Um laboratório um pouco diferente dos que costumamos ver por aí. Aqui, não há tubos de ensaio, nem microscópios de última geração. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos. No LIV o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticarmos um pouquinho e… Eureka! Nos tornamos pessoas melhores. Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje, sabemos disso! Por isso, te convidamos a vestir o jaleco e vir investigar, testar e aprender por aqui.

Clique aqui e veja mais fotos

 


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web