MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Novos Tempos no Parlamento Jovem

05/06/2014

Quando se fala em política, muita gente torce o nariz e solta à frase “Eu não gosto de política!”. Não gosta ou tem uma consciência superficial do porque a sociedade precisa da política? Ou ainda, ficam vinculados aos escândalos na mídia e coloca todos os representantes no mesmo balaio. No entanto, é preciso refletir a respeito de qual caminho seguir, para entender essa ferramenta social. E a juventude é um público alvo neste sentido.

Com essa analise foi criado o programa Parlamento Jovem (PJ), uma proposta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), que este ano é realizado pela primeira vez em Contagem. A cidade participa com o convite de três escolas, duas públicas e uma particular. O programa foi lançado em abril, no auditório da PUC/Minas de Contagem. Estão envolvidos na realização do Projeto a Almg, PUC-Minas, Câmara Municipal de Contagem, Câmara Municipal de Betim e a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O Instituto Educacional Novos Tempos (Ient) é a única escola particular convidada à ter seus alunos integrados ao PJ. O instituto já realiza há alguns anos um trabalho de conscientização política de seus estudantes com o auxilio dos professores, por meio de trabalhos e ações participativas, como simulações de  votações e escolha par chefe de turma. De acordo com a gestora pedagógica do Ient, Kamilla Maia a intenção da escola sempre foi de fortalecer esta atuação cidadã. “Nossa preocupação com a formação cidadã está sempre em primeiro lugar e esse método é uma forma de aproximar as crianças e adolescentes de seu papel de cidadão, e o PJ só vem a contribuir com nossa proposta pedagógica”, disse.

 Participação

O projeto foi criado pela Almg justamente para promover uma aproximação maior da sociedade e dos jovens com a política, no sentido de conscientização. A Assembleia realiza o programa em parceria com as escolas de todo o Estado. O objetivo do programa é ensinar aos futuros cidadãos, que eles politizados podem fazer a diferença na hora de votar nas eleições ou mesmo se interessar trilhar o caminho do parlamento, além de estarem sempre bem informados. A participação dos jovens é transformada em protagonista pelo fato de terem quer criar uma proposta de lei para um tema abordado a cada edição. Além de oferecer um espaço para a reflexão sobre a política e o que pode ser feito para melhorar esta ferramenta social. E neste ano, a pauta para criação de uma lei envolve o assunto de “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Com a participação, nesta edição de 30 municípios de Minas Gerais, o projeto tem previsão de inicio das atividades ainda no primeiro semestre de 2014.

Cada escola irá participar com o máximo de 15 estudantes do ensino médio selecionados, participarão do projeto três escolas públicas e uma particular de Contagem. E a oportunidade de participação do Novos Tempos vem só ampliar a proposta de conscientização, que o instituto realiza. Além de oferecer uma oportunidade única para os alunos. Segundo, Kamila o projeto é uma iniciativa promissora para aproximar os jovens do tema e possibilita um melho entendimento de como funciona a engrenagem política. “A oportunidade para os estudantes é única, afinal, quantas pessoas tem esta chance. Além deterem  nas mãos a chance de criar uma lei, isso é muito legal e cidadão”, e completa: “todos da escola ficamos agradecidos de sermos lembrados pelos organizadores do PJ, o que nos força mais buscar sempre um melhor método para formar não só estudantes, mas sempre cidadãos”, disse Kamila.

 Etapa

O programa tem duração de 12 meses, e passa por três etapas: Municipal, Regional e Estadual, onde os estudantes irão aprender como funciona o sistema político e a função do legislativo. Neste período, os estudantes participam de diversas atividades como visita a Câmara Municipal, além de terem que desenvolver em grupo, uma proposta de lei para o tema  desta edição. Na etapa Municipal os alunos  passam, ainda, por oficinas nas escolas e na Casa legislativa local, terão visitas orientadas em instituições que o tema aborda e dois alunos de cada escola serão selecionados para serem agentes de comunicação do projeto. Todos os estudantes receberam certificado de participação no projeto.

Mais informações sobre o projeto, os interessados podem acessar o site da Assembleia Legislativa: www.almg.gov.br

 

        Decom


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web