MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Novos Tempos vence Maratona Nacional de Leitura

24/04/2017

“Quem não leva a vida na brincadeira, não sabe o gosto que é brincar, a pessoa fica adulta e logo fica velhinha, depois, não sei mais o que acontece”. A frase é uma celebre fala do personagem Menino Maluqinho, um dos desenhos mais famosos e imortalizados pelos traços do cartunista Ziraldo. Foi nesse clima que o Colégio Novos Tempos viveu neste último dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro, a sair o resultado do concurso cultural Maratona Maluquinha.

 

O anúncio foi feito pela organizadora do evento a empresa Árvore de Livros, que anunciou o Colégio Novos Tempos como campeão 2017 da Maratona do Livro Infantil – Uma aventura muito maluquinha. A disputa foi acirrada, por ser votação poupular, no entanto, a escola de Contagem conquistou mais de 16 mil curtidas no cartaz, produzido pelos alunos, publicado na página da organizadora do concurso. O Novos Tempos foi a única escola de Minas na etapa final do concurso, que teve mais de 190 escolas de todo o país participando da disputa.

 

O concurso foi proposto para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, no entanto, cada escola só poderia ser representada por uma turma. Assim, os estudantes do colégio, orientados pela professora Renata Oliveira, entraram de cabeça no projeto e são os campeões da maratona. Além disso o aluno do Novos Tempos, Arthur Ribeiro, do 5º ano, foi o campeão na disputa de participantes leitores pela Liga de Leitura da Árvore, como o estudante que mais leu livros da biblioteca virtual da competição.

 

Após todo o empenho dos alunos na primeira fase, que se baseava na leitura das histórias disponíveis pela organização, estudantes e colaboradores do Novos Tempos se mobilizaram para fazer a campanha para ganhar votos, ou melhor, curtidas no cartaz na rede social. A turma foi para as ruas de Contagem, feiras, shoppings, faculdades e muitos outros espaços.

 

Prêmio

Toda a entrega e disposição dos envolvidos tinha um objetivo conquistar o prêmio do concurso: a visita do cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, a turma e escola vencedora. Portanto, não faltou empenho e pela primeira vez na história, já está confirmado, Ziraldo vem à Contagem. A visita tem a princípio a previsão de ser realizada na primeira quinzena de maio. A direção do Novos Tempos, coordenação pedagógica, professora Renata Oliveira e os alunos do 5ºano, participantes do concurso, agradeceram a colaboração e curtidas de todos que fizeram este sonho ser possível. E como diz o Menino Maluquinho: “Quem é Ziraldo? Vai me dizer que você não sabe?”.

 

Ziraldo


Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas, O Pasquim- um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

 

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.



Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiro no mundo. Estão até expostos em museu. Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.


Fonte de pesquisa: ziraldo.com

 


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web