MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Projeto Horta: O Grande Rabanete

24/10/2016

O Projeto Horta(PH) continua com suas atividades e dando sequência a proposta os alunos do Maternal realizaram nesta sexta dia 21, a plantação de sementes de rabanetes na hortinha da Educação Infantil. A proposta do PH é mostrar aos alunos a importância do cultivo de alimentos sem agrotóxicos, sensibilizá-los e conscientizá-los de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Além é claro do despertar o interesse pelo processo de germinação, contato com a atividade de plantar e sempre possibilitar alinhar outras atividades, como a leitura.

O PH se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser estabelecidos. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Literatura na horta

A contação de histórias infantis é uma ação que tem sido muito bem aproveitada na hortinha do Novos Tempos. A localização onde se encontra o projeto é perfeito para os alunos escutarem uma boa historinha. E essa é uma das propostas do PH, que une atividades pedagógicas a ação do plantar, do produzir e de gerar o novo. Desta vez, como o objetivo era que os alunos plantassem rabanetes, duas historinha foram escolhidas Rapunzel e também um título bem sugestivo à atividade O Grande Rabanete.

Assim, os alunos praticaram as atividades e em seguida fizeram a semeadura das sementes que serão acompanhadas com visitações das turmas com orientação das professoras.

Etapas

O projeto será desenvolvido em quatro etapas:

1ª etapa: Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura.

2ª etapa: Apresentação do rabanete aos alunos. Aula instrutiva em que os professores explicam às crianças as características e o valor nutricional do rabanete e para que servem as vitaminas que estão contidas nele.

3ª etapa: Plantio do rabanete. Os alunos deverão ser "apresentados" à semente que será plantada. Em seguida, fazem as covas para colocação da semente. Depois da plantação, os professores devem combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.

4ª etapa: realizar atividades, colagens sobre as histórias e o rabanete.

 

Ao final do projeto, realizaremos uma apresentação para as turmas da educação infantil sobre o livro O Grande Rabanete–dia 25/11/2016.


INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web