MEU ACESSO
CONECTE-SE:
MEU ACESSO

Programa Novo Mundo

 

Apresentação

"O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos". E nós? Vamos ficar parados?


"32.000.000 de brasileiros (9.000.000 de famílias) defrontam-se diariamente com o problema da fome; a renda mensal lhes garante, na melhor das hipóteses, apenas a aquisição de uma cesta básica de alimentos. O paradoxo se completa ao avaliarmos que a quantidade diária de calorias e proteínas per capita/dia recomendada é de 2.242 Kcal e 53 gramas de proteínas. O Brasil tem uma disponibilidade de 3.280 Kcal e de 87 gramas de proteínas por habitante". E nós? Vamos ficar parados?


"Cerca de 1,5 quilômetros de floresta tropical é destruída a cada 6 minutos. Uma área do tamanho da Áustria é desmatada a cada ano. Uma árvore é plantada para cada dez que são derrubadas. Nesse ritmo, toda a floresta tropical restante estará destruída até o ano 2035." E nós? Vamos ficar parados?


Diante dos fatos, o Instituto Novos Tempos não poderia ficar parado. Consciente de sua responsabilidade para com a sociedade, a escola cria o Programa Novo Mundo, almejando diminuir a degradação do meio ambiente e no campo social, ofertar melhores condições de vida à criança e ao idoso. Esta proposta compreende a reunião harmonicamente estruturada de projetos que objetivem melhorar as condições sociais e ambientais do Brasil, e do Mundo. São várias frentes que irão, dentre outras atividades: buscar a conscientização do uso do papel e da água, visando cessar a destruição dos ecossistemas nacionais e possibilitar um futuro menos incerto; a criação e implementação de metodologias para reciclagem; a adoção de creches e asilos como pólos de atenção afetiva e financeira, visando ofertar uma vida melhor a quem é dependente de esforços alheios; dentre tantas possibilidades e outras perspectivas que aparecerão ao caminhar dos trabalhos.


Dentre tantos aspectos que poderiam justificar o propósito do Instituto Novos Tempos em criar este programa, abordamos o aspecto macro da situação; Em 2000 foi realizada na sede das Nações Unidas a maior reunião de chefes de Estado e governos. Esta reunião desaguou na Declaração do Milênio, um importante documento que reúne as várias metas estabelecidas nas conferências mundiais que ocorreram ao longo da última década. Esta declaração deu origem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (1.Acabar com a fome; 2.Educação básica de qualidade para todos; 3.Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4.Reduzir a mortalidade infantil; 5.Melhorar a saúde das gestantes; 6.Combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7.Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8.Todos trabalhando pelo desenvolvimento.). Todos os países que participaram, inclusive o Brasil, se comprometeram em cumprir os objetivos.


Assim, compreende-se que a criação e implementação de condições que viabilizem a consecução destes objetivos é missão de cada um de nós enquanto brasileiros. O Programa Novo Mundo, além de contribuir para diminuir a degradação do meio ambiente, bem como paralelamente auxiliar na oportunização de melhores condições de vida à criança e ao idoso, atuará na conscientização dos alunos do colégio sob vários aspectos. A previsão é a de formar homens e mulheres cada vez mais convictos de sua responsabilidade para com o próximo e para consigo mesmo - uma vez que toda ação contra natureza, irá gerar uma reação, cedo ou tarde.

 

Veja Também

 

 

INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS - IENT - Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.
Av. Prefeito Gil Diniz, 373 - Centro - Contagem / MG - Cep: 32013-650 - Telefax: (55 31) 3391-6097 - ient@ient.com.br
Toque Web - Desenvolvimento Web