novos tempos instragram
novos tempos instragram novos tempos facebook novos tempos youtube novos tempos twitter novos tempos twitter
novos tempos instragram
  Novos Tempos retoma aulas presenciais seguindo os protocolos de biossegurança  
12/08/2021 - 10:58

 

Escola criou o Serviço de Orientação e Proteção à Saúde e Plano de Volta Aulas

No último dia 9 de agosto, o Colégio Novos Tempos voltou a ter alegria e vida com o retorno dos alunos da Educação Infantil às aulas. O Colégio volta às aulas presenciais, após 876 dias sem a presença de estudantes nas dependências da instituição. Durante esse período às aulas foram realizadas em sistema remoto.

O contentamento do começo das atividades escolares presenciais, pelo colégio, é seguido de muito cuidado para seguir as recomendações, calendário e protocolos apresentados pela Prefeitura de Contagem. Desta maneira, os primeiros estudantes do Novos Tempos a retomarem a rotina escolar foram os alunos de 4 e 5 anos. O intervalo entre a retomada dos grupos de estudantes para outro será sempre de duas semanas. A expectativa é que todos estejam de volta às escolas até o fim de setembro. 

Plano

Visando o retorno às aulas, o  Colégio Novos Tempos criou o Serviço de Orientação e Proteção à Saúde (SOPS) que apresenta no site da escola, o Plano de Ação Para Retorno das Aulas Presenciais de acordo com as exigências estabelecidas pelas autoridades públicas.

Algumas dessas recomendações já são conhecidas por todos, como o uso de mascarás facial, pontos de higienização de mãos (totens, pia água/sabão e dispenser com álcool gel) e aferição de temperatura. Outros itens importantes fazem parte do Plano como a produção de material de comunicação interna (cartazes e placas) para orientação e instrução da comunidade escolar, adesivos de distanciamento, troca de calçado pelos alunos e aquisição de materiais necessários para melhor controle de possível contagio. Dois exemplos desses produtos de desinfecção adquiridos pelo Novos Tempos são, um sanitizante derivado de plantas, sendo o único desinfetante registrado hoje, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com ativos terpenicos (Alfa TerpenOil) e demais ingredientes de fontes naturais e renováveis. Com baixíssima toxidade, o produto elimina os microrganismos (incluindo os da Covid) em até 30 segundos. Reforçando esses componentes de higienização o Novos Tempos, também, adquiriu a Espuma Antisséptica para mãos. Esse material traz segurança com toque suave e ação anti-ressecamento, mesmo com uso contínuo. Considerada mais eficaz que o álcool em gel ou outras preparações alcóolicas, a fórmula é livre de fragrâncias artificiais e ajuda de forma eficiente na prevenção de doenças porque cria uma película protetora residual nas mãos protegendo-as por até 4 horas.

Salas são higienizadas ao início e fim das aulas

Sala de Aula

Em sala de aula, os protocolos já começam na entrada do espaço com instalação de sapateiras para a troca de calçados, pelas crianças. Além da instalação de dispenser para a higienização das mãos. A cada início e fim de aulas as salas são, totalmente, higienizadas pelas profissionais de limpeza, com a utilização de equipamentos borrifadores.

Outra novidade que o Novos Tempos adquiriu para esse retorno as aulas, foram a instalação de equipamentos e sistema para as aulas hibridas.

Decisão

A decisão de permitir a volta presencial dos estudantes a escola, é uma escolha somente da família. Não existe nenhuma obrigatoriedade para a presença do aluno na instituição, tanto que, o modelo remoto continua sendo aplicado para os optantes por continuar estudando em casa.

 

Calendário

Veja o calendário das aulas presenciais em Contagem

  • 1ª etapa– 2 de agosto de 2021: retorno presencial dos professores, equipe pedagógica e administrativa, de forma gradual e progressiva, para fins de planejamento e organização das atividades pedagógicas em formato híbrido na Educação Básica;
  • 2ª etapa– 9 de agosto de 2021: retorno presencial da Educação Infantil (4 e 5 anos)
  • 3ª etapa– 23 de agosto de 2021: retorno presencial da Educação Infantil (0 a 3 anos)
  • 4ª etapa– 8 de setembro de 2021: retorno presencial do Ensino Fundamental (anos iniciais);
  • 5ª etapa– 22 de setembro de 2021: retorno presencial do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.